quarta-feira, 21 de julho de 2010

O hermita e a montanha

Um velho sábio hermita que tinha passado décadas numa montanha, sentado numa rocha a perguntar-se o porquê de tanto ódio, tanto sofrimento, tanta excitação, e principalmente, porque é que há tanta gente inquieta.
Numa das suas descidas à quieta aldeia, encontrou um miúdo sozinho, a chorar num baloiço, e perguntou ao pobre rapaz:
- Que se passa filho ?
- Não tenho pais, nem amigos, ninguem gosta de mim, e sou um fracasso como pessoa.
- Eheh - riu-se o hermita - vem comigo, e nao faças perguntas.
- O quê ? Ainda te ris de mim seu velho estúpido, nao vou, recuso-me !
- Está bem então, eu vou ali à loja e depois vou-me embora.
Surpresa então quando o hermita viu o rapaz aos gritos a dizer-lhe para esperar, fez um sorriso de sastifação e continuou o seu caminho.
Começaram entao a sua subida à montanha onde o hermita tinha passado mais de metade da sua vida, a meio o seu aprendiz pergunta:
- Onde vamos ? o que estamos a fazer ? estou cansado !
- Julguei que te tinha dito para nao fazeres perguntas, tu vens comigo, o resto, só os deuses sabem.
Fez um olhar de espanto, soltou um sorriso malandro e continuou.
Quando chegaram à tal rocha, o hermita disse-lhe
-O teu treino começa aqui !
- Treino ? Qual treino ?
- O treino do teu espirito, precisas de soltar esse sofrimento, liberta-lo...
- Humm, então que treino é esse ?
- Vais-te sentar naquela rocha, e nao te vais poder mexer.´
- Mas que raio ? eu toda a minha vida andei aos murros em troncos, e a nadar contra o rio, isso nao é treino nenhum !
- O mais dificil para um animal, é nao se mexer, vais-te tornar parte da natureza, e deixar, que ela te envolva em paz.


Pois é, para nós humanos, o mais dificil, é pararmos por dois segundos, e deixarmo-nos envolver pela nossa natureza, estamos demasiado ocupados a pensar e a racionalizar, que perdemos, a vida em si, que nos escapa pelos dedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário